» Como evitar desperdícios em estabelecimentos comerciais com foco em alimentação.


Como evitar desperdícios em estabelecimentos comerciais com foco em alimentação.

Hoje vamos falar sobre como diminuir o desperdício de alimentos e dessa maneira economizar com a sua empresa;


Se o seu estabelecimento comercial é um restaurante ou até mesmo uma lanchonete, provavelmente você já precisou lidar com o desperdício de comidas (e consequentemente de dinheiro), muito frequente em comércios desse tipo. Lidar com essa questão, aparentemente simples para um gestor que lida com diversos desafios ao longo do dia, é de suma importância não só para a rentabilidade da empresa, mas também para a sustentabilidade.

Por isso confira algumas dicas que podem te ajudar nesse desafio:

1 - Crie fichas técnicas para os pratos

Ao padronizar os pratos do seu restaurante, você cria um padrão não somente para o sabor, mas também para o custo da receita e o tamanho da porção, tendo maior flexibilidade para controlar o rendimento dos ingredientes.

2 – Controle o seu estoque

É importante que você conheça detalhadamente o seu estoque, assim como a validade dos produtos. Mantenha-o sempre reduzido, dessa maneira os riscos de perdas são menores, além disso, uma dica: a primeira mercadoria a vencer antes, deve usada primeiro. Ter um controle de estoque ajuda a tomar decisões sobre os produtos que faltam ou estão encalhados. Fique de olho nele.

3 – Perecíveis

Ao comprar alimentos que se deterioram rapidamente como frutas, verduras, laticínios e temperos, escolha um fornecedor que ofereça produtos frescos e de qualidade. Além do que, esses alimentos devem ser comprados ao poucos para evitar o desperdício também do dinheiro.

4 – Preste atenção nos erros operacionais

Quando um garçom anota o pedido errado ou ilegível, pode-se considerar também um desperdício de alimento e dinheiro. Os erros acontecem claro, mas hoje os sistemas de atendimento possuem comanda eletrônica ou até mesmo habilitam o próprio cliente a fazer seu pedido via smartphone. Por isso, se houver muitos erros em seu sistema operacional, uma possibilidade é repensá-lo e pensar em novas maneiras.

E o seu restaurante, como está nessa questão? Fique de olho para evitar um gasto maior em alimentos que estão sendo desperdiçados, inclusive, nesse sentido o food service pode ser uma solução para você. Se quiser conversar mais sobre os produtos do seu estabelecimento, fale com a Maria Maria. Temos muitas opções de salgados e doces que podem fazer o diferencial em seu cardápio e, além do mais, evitar essa dor de cabeça com o desperdício de alimentos.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter