8 dicas de sucesso de como usar WhatsApp para Restaurantes


Na era digital em que estamos vivendo, quase todos os negócios buscam estar presentes em todas as redes sociais, com o objetivo de se aproximar do público e de ganhar novos clientes.

Com restaurantes, não seria diferente!

Para acompanhar o mercado é preciso estar antenado no que seu público-alvo se interessa e considera mais conveniente.

Muitas pessoas preferem fazer um pedido de comida através de aplicativos como iFood, Rappi, 99Food e demais plataformas ao invés de ligar para o estabelecimento.

O aplicativo WhatsApp é muito popular no Brasil, por exemplo, quantas pessoas você conhece que não utilizam o app?

O WhatsApp para restaurantes têm transformado a rotina de inúmeros estabelecimentos, sendo muito prático e propagando uma comunicação clara entre o negócio e seus clientes de forma simples.

Gratuito e usado por milhares de pessoas

O Whatsapp tem um grande potencial quando usado de forma adequada em restaurantes, não pense que serve apenas para que os clientes entrem em contato com o seu negócio!

No aplicativo, é possível criar listas de transmissão em que você segmenta o seu público e pode enviar diariamente mensagens com o cardápio do dia, promoções, descontos e mais oportunidades que serão úteis para os consumidores, além de aumentar as vendas do restaurante.

Para aproveitar todo o potencial do aplicativo, confira as 8 dicas que separamos para você implementar o WhatsApp como meio de comunicação em seu restaurante!

8 dicas para aproveitar o WhatsApp para restaurantes

1. Prepare a sua equipe

Começamos com essa dica pois ela é a fundamental quando pensamos em implementar o WhatsApp para restaurantes ou qualquer outro tipo de negócio. A sua equipe será responsável pelo tom de voz do seu restaurante, pois será com eles que seus clientes estarão conversando ao realizar um pedido ou tirar dúvidas.

Portanto, para não correr o risco de degradar a imagem do seu restaurante, realize alguns treinamentos com a equipe sobre as melhores práticas de atendimento, como o tipo de linguagem, abreviações de palavras e mais detalhes.

É preciso que a sua equipe esteja preparada para abordar o cliente, tirar dúvidas, responder críticas e elogios mantendo a essência do seu negócio.

funcionário do restaurante atendendo clientes pelo whatsapp

2. Cuidado com a linguagem

Vale lembrar que, apesar do WhatsApp ser um aplicativo em que as pessoas trocam mensagens de forma informal, você está posicionando o seu negócio.

Sendo assim, a linguagem é algo fundamental para a reputação do seu restaurante. Muitas pessoas ficam desconfortáveis com erros gramaticais.

Isso não significa que você ou sua equipe precisam ser formais na comunicação, basta seguir as regras básicas da Língua Portuguesa enquanto segue a linguagem do seu público-alvo.

Erros de portguês e de pontuação podem dificultar a comunicação, gerando mal-entendidos na interpretação das mensagens.

3. Responda rápido

Atualmente, com a agilidade que a tecnologia proporciona em nossas vidas, ninguém quer esperar mais de 10 ou 15 minutos pela resposta de um pedido.

Afinal, quando você quer fazer um pedido e o restaurante demora para te responder, você vai procurar outro, não é mesmo?

O ideal é que a sua equipe tenha uma pessoa responsável apenas pelo atendimento, assim, focando apenas nos clientes, atendendo a todos em menos tempo. Porém, caso não seja possível ter uma pessoa exclusiva para isso, o WhatsApp Business permite que você grave mensagens automáticas para responder o cliente.

Outra dica é salvar respostas padrão em um arquivo e, quando for responder os clientes, apenas copiar e colar a mensagem adequada.

4. Tenha um número exclusivo para seu restaurante

O ideal é que você não utilize o seu número pessoal como o número do seu negócio, isso pode ser visto como falta de profissionalismo por alguns clientes.

Compre um chip da operadora de sua preferência e crie uma conta no WhatsApp exclusiva para o seu restaurante!

5. Use o WhatsApp Business

Comentamos acima sobre o aplicativo, e como você deve imaginar, O WhatsApp Business é a versão comercial do app, contando com diversas funcionalidades que ajudam você a aprimorar ainda mais a comunicação do seu restaurante.

Você consegue colocar no perfil do negócio o horário de funcionamento do estabelecimento, assim como endereço, links para as suas redes sociais e demais informações importantes.

A funcionalidade que mais pode ajudar o seu negócio é a possibilidade de categorizar as conversas com os seus clientes com etiquetas como “pedido entregue”, “novo pedido”, “aguardando pagamento” e outras opções de status.

Se está pensando em utilizar o WhatsApp para o seu restaurante, baixe a versão WhatsApp Business.

funcionário do restaurante usando whatsapp para atender os clientes

6. Use imagens de alta qualidade

Já ouviu dizer que comemos com os olhos?

A importância de disponibilizar imagens dos seus pratos é alta, visto que o seu cliente possivelmente está com fome ao entrar em contato, ele irá fazer a escolha de acordo com o que mais lhe chamar atenção.

Procure tirar fotos de todos ou da maioria dos pratos do restaurante com uma boa qualidade!

7. Cardápio online

Ligado ao o que acabamos de dizer no tópico acima, o cardápio online facilita o atendimento.

Em um cardápio online, além de descrever os ingredientes de cada prato e o valor, você pode adicionar fotos que chamem a atenção do consumidor.

Você pode disponibilizar o cardápio online nas redes sociais do seu negócio, além de utilizá-lo no WhatsApp.

8. Atenção no pós-venda

A nossa última dica para utilizar o WhatsApp para restaurantes é prestar atenção no pós-venda, pois ainda mais importante que adquirir novos clientes, possuir clientes fiéis faz toda a diferença em seu negócio.

Você pode fazer isso enviando uma mensagem para o seu cliente perguntando se o pedido chegou da forma que ele pediu, se a qualidade da comida estava boa, ou até mesmo se ele tem sugestões para fazer.

Esse é um tipo de feedback muito importante, pois além de demonstrar ao cliente que o restaurante se importa com a opinião e experiência dele, podem existir melhorias para você adotar em seu negócio.

O contato com cliente é fundamental

Se você está pensando em adotar o WhatsApp como meio de comunicação em seu negócio, já deve ter isso em mente.

Não basta a qualidade da comida, variedade de opções ou a rapidez que o seu negócio consegue enviar um pedido, o contato com os seus clientes é uma parte bastante importante pois pode ser o decisor do consumidor comprar em seu restaurante outras vezes.

A Maria Maria Soluções em Food Serviceutiliza o WhatsApp e podemos afirmar que é uma ótima decisão para o seu negócio!


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