Saiba tudo sobre a importância da qualidade dos produtos para o cliente


Qual a primeira coisa que você procura em um alimento? O sabor, textura, recheio, modo de preparo e ingredientes. Tudo isso é de extrema importância para a qualidade dos produtos oferecidos para o cliente. Essa é uma garantia que o consumidor sempre espera de um negócio. 

Dados da Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (ABIA) mostram que existem mais de 34 mil empresas (sem contar padarias) no país. Logo, o seu negócio precisa estar bem atento com a qualidade dos produtos oferecidos em seu negócio. Tudo deve ser repensado. Desde o momento da compra de matéria-prima até o impacto direto do armazenamento na qualidade.

Neste texto, iremos te contar tudo sobre a importância da qualidade dos produtos para o cliente. E, claro, te dar algumas dicas de ouro para seu negócio!

Mas afinal, o que é qualidade?

garcom-atendendo-familia-no-cafe-da-manha

Estamos falando sobre a qualidade do produto para o cliente. Mas afinal, você sabe o que é?

Qualidade é um conjunto de características em um produto ou serviço, que atende as necessidades do cliente. No ramo tecnológico, por exemplo, isso tem a ver com a durabilidade, eficiência e outros fatores de usabilidade. No ramo alimentício, a qualidade de uma comida está ligada a padrões sociais e hábitos de higiene.

Quando falamos de alimentos, a qualidade se refere às suas propriedades e atributos que conseguem distingui-los e permitir a aceitação, aprovação ou recusa. No caso dos processados diz respeito às características físicas, nutricionais, sensoriais e também outros componentes. No entanto, a qualidade de um alimento está principalmente ligada à saúde e segurança do consumidor em como ele enxerga o produto.

Desta forma, a qualidade do produto pode estar conectada em hábitos regionais. Como em cada região do Brasil, o cachorro-quente é preparado com receitas diferentes. Mas também está relacionada com a forma de apresentação e experiência oferecida. Alimentos saborosos, cheirosos e bem apresentados costumam ter uma qualidade maior, pois o cliente se dispõe a pagar mais por aquela experiência.

O alimento tem como função nutrir o corpo e oferecer energia. Por isso, quem trabalha com o setor alimentício precisa ter noção de que a comida é sagrada. Ter alimentos saudáveis e de alta qualidade é uma forma de se diferenciar dos concorrentes, além de oferecer sabor e saúde aos clientes.

O objetivo de qualquer negócio, seja restaurante, padaria ou cafés, é trabalhar com uma alimentação segura. Por tanto, ter como prioridade oferecer um serviço que seja higiênico e sanitário na questão de armazenamento de alimentos é de extrema importância. Aqui no site da MariaMaria, inclusive, já falamos sobre a importância da segurança alimentar.

Controle no manejo e Boas Práticas de Fabricação (BPF)

homem-armazenando-corretamente-comidas-em-um-restaurante

Se você trabalha no setor alimentício, recomendamos ficar atento sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Esse é um sistema que garante que os produtos sejam produzidos e controlados de acordo com padrões de qualidade. Ele minimiza riscos envolvidos na produção de alimentos e garante mais segurança para seu negócio. 

Desta forma, todo manipulador de alimentos deve ser treinado sobre higiene pessoal, de utensílios, equipamentos, ambiente e também da higiene na elaboração de alimentos. O próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) preconiza essas regras para que os estabelecimentos as sigam corretamente. Nela, o negócio precisa corresponder nos processos de industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte. 

Esses processos não são meras burocracias. Eles são importantes para garantir a qualidade dos alimentos, mas igualmente resguardar a saúde financeira da indústria. Ao armazenar e cuidar direitinho de um produto, além de assegurar a satisfação do cliente, você evita desperdício. Imagina se o seu negócio não está atento com essas normas e acaba não seguindo? Com isso, você evita que muitos alimentos sejam desperdiçados pela falta de higiene e segurança alimentar. 

Os alimentos e seu armazenamento

Seguindo com o mesmo pensamento é importante manter um controle de entrada e saída do seu negócio. Sempre controle o seu estoque para garantir o melhor de cada alimento. E para isso você também precisa estar atento com a forma de armazenamento. 

Sabia que antes de guardar qualquer produto congelado ou refrigerado devemos avaliar a temperatura? É a partir disso que você poderá saber a qualidade do produto que está recebendo. Além disso, a forma que ele é armazenado pode modificar o sabor e influenciar na preservação. Desta forma, tenha em mente que cada alimento tem o seu processo. Veja alguns exemplos:

  • Alimentos secos – sempre armazene temperatura ambiente;
  • Alimentos refrigerados – a refrigeração ideal é entre 0° e 5°
  • Alimentos congelados – o congelamento ideal é inferior a -18°C,

Após recebê-los, organize-os por refrigerados, congelados e não perecíveis. Anote a quantidade de cada um deles e crie um planejamento de estoque para saber o quanto entra e o quanto sai. Isso evita desperdícios e garante a qualidade final do produto para o cliente. 

A qualidade do ponto de vista sensorial

Nós somos e sentimos o que comemos. Antes mesmo de ingerir, comemos com os olhos. Se a textura, aparência e todo resto está em uma boa apresentação, chama atenção do cliente. Por isso, analisar o aspecto físico, a textura e até mesmo o barulho de quando mastigado é de extrema importância para qualidade dos produtos ao cliente. 

É necessário ficar de olho nessas questões. Em uma era digital, onde as fotos no Instagram são compartilhadas por milhares de pessoas, não adianta ter um produto nutritivo se ele não for bem-apresentado. E isso é influenciado bastante a partir do que falamos aqui sobre a forma de armazenamento e o fornecedor

Os produtos com melhor qualidade na MariaMaria

Aqui na Maria Maria Soluções em Food Service estamos há mais de 20 anos trabalhando no ramo de congelados e pré-prontos para diversos estabelecimentos do ramo alimentício. 

Entre restaurantes, cafés, pizzarias e padarias, temos uma variedade de produtos com a melhor qualidade para seus clientes. Além de serem nutritivos e saborosos. Saiba mais!


Mais Vistos

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba Mais

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba Mais

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba Mais

Notícias mais vistas

Case

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba mais

Case

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba mais

Case

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba mais