Confira 5 estratégias em redes sociais para restaurantes


As redes sociais estão presentes em nosso cotidiano. Plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp. Cerca de 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas na internet e o número de acesso às redes sociais cresce 14% a cada ano. Desta forma, chegar nessas pessoas é a cereja do bolo para seu negócio.

Quem trabalha com restaurantes precisa estar atento às estratégias para as redes. É essencial criar uma boa imagem do seu estabelecimento nas redes sociais. E, ainda, é uma forma barata e prática de atrair cada vez mais clientes. 

Por isso, a Maria Maria Soluções em Food Service separou para você cinco estratégias para atuar nas redes sociais de restaurantes. Neste post te falamos da importância de estar presente nessas plataformas digitais e como você pode aprimorar sua comunicação e atrair mais clientes. O impacto será imediato. Confira!

Qual a importância de ser ativo nas redes?

As redes sociais são importantes plataformas de marketing digital. Além disso, oferecem um maior acesso ao público, permitindo ampliar sua visão de negócios e prospectar clientes de diferentes lugares. Se posicionar nas plataformas é uma forma do cliente conhecer sua empresa. Hoje, as pessoas se importam com a forma que o restaurante se posiciona e interage nas redes. Por isso, a presença digital é muito requisitada.

No mais, as redes também são uma ótima forma de economizar. Isso porque, você pode usar das plataformas para publicar promoções, divulgar cardápios e ampliar a visibilidade do negócio. Desta forma, sem depender da impressão de material, por exemplo. A criação das páginas é gratuita e permite interação com o público. Muitas pessoas, inclusive, nem telefonam mais ao restaurante. Basta mandar uma mensagem no Instagram e o pedido já está feito. 

Ter redes sociais significa se aproximar do público e trabalhar estratégias que ultrapassam barreiras. Isso na palma da sua mão.

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Em quais redes sociais devo estar presente?

Calma. Você não precisa sair se inscrevendo em todas as redes sociais que surgirem a partir de agora. Antes de tudo é necessário refletir estratégias sobre quais as redes seu restaurante deve estar presente. O Twitter, por exemplo, tem uma atividade que não é muito atrativa para restaurantes, por ser muito dinâmica. Mas, trabalhar um feed no Instagram como vitrine é uma ótima ideia.

Para o ramo alimentício, as mais usadas são o Facebook e o Instagram. Elas são ótimas ferramentas que permitem criação de conteúdo e automação do atendimento.

No Facebook, você pode criar uma página de apresentação da sua empresa. Nela é possível centralizar todas as informações importantes para localização do estabelecimento. E pelo aplicativo Facebook Messenger, você pode conversar com os clientes que te procuram para tirar dúvidas.

Lembre-se de atualizar a página com endereço, telefone (pode ser o WhatsApp), horários, endereço e faixa de preço. No perfil, publique conteúdos focados no cliente da sua empresa. E claro, é bem interessante fazer uma mistura entre publicações promocionais e institucionais. 

Já no Instagram, as fotos são o que fazem a diferença. Aqui no blog da Maria Maria Soluções em Food Service já te ensinamos, inclusive, a como tirar fotos ótimas para as redes. Nessa plataforma, use as fotos para criar um cardápio atrativo, para mostrar o espaço, gifs e vídeos especiais. Use a criatividade e o Instagram ainda permite você criar um feed que seja personalizado, com fotos e cores que combinam.

Mas não importa a rede. Uma boa gestão das redes sociais vai ser o diferencial para o sucesso. Por isso, chegamos na parte principal do texto! Se liga.

As 5 estratégias para redes sociais de restaurantes

Confira 5 estratégias de marketing para restaurantes que vão alavancar sua empresa!

1. Interaja com o público e monitore as redes

A interação é a chave para uma rede social de sucesso. Basta se colocar no lugar do cliente. Você não acha bacana quando você comenta algo e a empresa curte ou te responde? É dessa forma que os seus clientes irão se sentir quando você interagir com eles. Da mesma forma, quando você responde as dúvidas nas mensagens privadas e orienta, mostra que a empresa está preocupada com a experiência de compra do cliente. 

Faça comentários, curta, compartilhe. As redes sociais para restaurantes precisam dessa interação para chamar mais público. E claro, sempre monitore suas redes! Pensar em estratégias de marketing para redes sociais inclui que você entenda como a mesma está performando. Os posts estão com bons resultados? Quem tem sido alcançado? Tudo isso é importante para que sua rede social seja mais efetiva. Além disso, abuse de hashtags e palavras-chaves que possam ranquear seu conteúdo nas pesquisas.

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2. Planeje uma periodicidade

Um calendário de publicações é de extrema importância! Não adianta apenas criar a rede. É necessário alimentá-la. Desta forma, pense em formas de agendar uma periodicidade de conteúdos. Por exemplo, que tal todas as segundas-feiras começar postando uma receita especial? E durante as sextas-feiras divulgar alguma promoção do final de semana. Depois de um tempo, as pessoas se acostumam com as editorias e começam até a ficar ansiosas para a próxima postagem.

Além disso, a própria plataforma começa a compreender suas publicações e consegue fazer uma entrega maior aos seguidores. 

3. Conteúdos de qualidade

Claro, pense também na qualidade do conteúdo. O material divulgado em redes sociais de restaurantes precisa ser bem estruturado. Pense em ideias inovadoras e criativas. Faça fotos bonitas e vídeos interativos, que chamem a atenção do público para que crie um afeto com sua empresa e marca. 

4. Crie anúncios

As ferramentas como Facebook e Instagram são gratuitas para criar contas. No entanto, empresas podem usar estratégias de marketing pago para alavancar as redes. O Facebook e o Instagram possuem ferramentas específicas de criação de anúncios. Com elas, você pode direcionar as redes sociais do seu restaurante para públicos estratégicos, além de impulsionar para que seu conteúdo chegue a mais pessoas.

5. Mantenha-se sempre atualizado

Manter-se atualizado é muito importante para as redes sociais de um restaurante. Lembre-se sempre de atualizar os horários de atendimento, as informações de telefone e outros contatos, assim como o endereço. Isso ajuda que os clientes consigam achar seu estabelecimento mais rápido.

Dica bônus: Crie intimidade

Pense que o cliente é amigo da marca. Por isso, crie intimidade com ele na rede. Use palavras menos formais e textos mais acessíveis. Mostre os bastidores do local, como a dinâmica, fotos dos colaboradores com nome e cargo. Isso gera mais confiança para quem entra em contato pela primeira vez com seu negócio. Portanto, as publicações geram mais engajamento, sua empresa se torna mais transparente com o cliente e aumenta a reputação do seu restaurante.

Tenha um fornecedor parceiro!

Além da gestão em redes sociais para restaurantes é muito importante que seu negócio tenha um bom fornecedor! Aqui na Maria Maria Soluções em Food Service estamos há mais de 20 anos trabalhando com fornecimento de doces e salgados congelados ou pré-prontos. Tudo é feito com muito carinho e de fácil preparo, para que seu restaurante esteja sempre repleto. São tortas, pães de queijos, salgados saborosos e diversas outras variedades. Conheça nosso cardápio e seja nosso parceiro!


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