Música ambiente no restaurante: como utilizar de forma estratégica?


A música ambiente no restaurante pode criar um clima bastante agradável para os seus clientes, influenciando até mesmo no tempo de permanência deles em seu negócio.

As pessoas que procuram um restaurante já estão com a expectativa de consumir uma refeição bem preparada e satisfatória. Portanto, a música ambiente precisa ser agradável para complementar a experiência, já que a sonorização age no cérebro de modo a despertar sensações de satisfação e relaxamento.

Além disso, foi realizado um estudo pelo pesquisador Charles Spence comprovando que a boa alimentação vai muito além da qualidade da comida, mas leva também em consideração o ambiente e demais fatores.

Como utilizar a música de forma estratégica?

A música tem o poder de ajudar a mente humana de forma a proporcionar bem-estar, facilitando a concentração, desenvolvimento do raciocínio e muitos outros benefícios. 

Sendo assim, utilizar a música ambiente no restaurante pode ser uma estratégia muito inteligente, garantindo clientes cada vez mais satisfeitos com o seu serviço.

Conheça logo abaixo a estratégia que permite utilizar a música ambiente como recurso em seu restaurante!

Music Branding

De forma resumida, Music Branding é uma estratégia de marketing sensorial, em que a música é utilizada para criar experiências e associações para o consumidor com o estabelecimento ou marca.

Essa estratégia é aplicada em diversos lugares, assim como em comerciais e propagandas. Basta se esforçar um pouco que já conseguimos lembrar de alguns comerciais marcantes em que a música era contagiante, não é mesmo?

Esse é o efeito da Music Branding!

Com isso, precisamos pensar que o restaurante é um ambiente coletivo e, ao mesmo tempo, pessoal.

Afinal, um restaurante é o estabelecimento em que os clientes vão para se encontrar com amigos, familiares, cônjuges e demais companhias. Por isso, a música ambiente tem a importância de criar o clima ideal para esses encontros.

Qual música escolher para o meu restaurante?

Os estilos musicais agradam diferentes tipos de pessoas, podendo depender da idade, círculo social, região onde reside e muitos outros fatores.

Por isso, é importante que o tipo de música escolhido para o seu restaurante agrade o seu tipo de público, assim como deve fazer sentido para a identidade do seu negócio.

Por exemplo: o seu restaurante serve comida mexicana? Então opte por músicas da cultura latina para proporcionar aos seus clientes um ambiente coeso e harmonioso!

Confira as descrições sobre os principais ritmos e escolha qual condiz mais com o seu restaurante:

Jazz

Conhecido como o estilo musical que ajuda a ativar o nosso intelecto pela complexidade sonora que oferece, o Jazz é uma excelente opção para restaurantes com ambientes mais alternativos, instigando a emoção dos clientes.

Combina muito bem em locais noturnos, criando um clima mais intimista.

músicos de jazz tocando em restaurante

Rock and Roll

O Rock é um gênero musical capaz de misturar emoções como nostalgia, alegria, exaltação, euforia, entre outras.

Nesse sentido, esse estilo é ótimo para estabelecimentos em que os consumidores precisam estar mais ativos, como, por exemplo, realizar pedidos no balcão.

Assim, se a proposta do seu restaurante é ser mais agitado e alegre, o Rock é uma boa escolha.

Música clássica

Não necessariamente Beethoven, Mozart ou Bach, mas os andamentos mais calmos da música clássica cumprem a função de reduzir o estresse, ou proporcionar alegria e ânimo com ritmos mais acelerados.

O estilo é agradável e permite que as conversas nas mesas aconteçam sem problemas ou interrupções.

Dessa forma, a Música Clássica se encaixa melhor em restaurantes refinados, criando um ambiente calmo e sofisticado.

Pop

Geralmente a música Pop é mais apreciada pelo público jovem. Podendo ter diversos ritmos, esse estilo pode ter músicas lentas, agitadas, dançantes e muito mais.

Por transmitir uma sensação de animação e liberdade, o Pop é ideal para restaurantes com ambiente descontraído e alto astral.

Ritmos latinos

Assim como o Pop, a música latina é ótima para proporcionar um ambiente mais divertido no restaurante.

Normalmente, é mais indicada para locais com pista de dança, bares de drinks e outras bebidas alcoólicas.

Esse tipo de música convida o cliente a mexer o corpo, ou apenas apreciar a alegria que o ritmo transmite!

Sabendo da diferença que o estilo musical pode proporcionar, agora ficou mais simples de você escolher o tipo de música para tocar em seu restaurante.

clientes felizes em restaurante com música ambiente

O que devo evitar?

Todos os estilos musicais são válidos, dependendo apenas do tipo de ambiente que você prefere que o seu restaurante represente.

Sendo assim, não vamos recomendar o estilo X ou Y, mas sim que você escolha o que faça mais sentido para a atmosfera do estabelecimento e para o seu público.

A dica essencial sobre música ambiente no restaurante é:

Evite que a música seja mais alta do que o nível de conversa dos seus clientes. A situação de ter que se esforçar para falar alto em uma conversa é desagradável e pode fazer com que o seu cliente não considere retornar ao restaurante.

Outra dica é: caso não tenha banda para música ao vivo, faça uma playlist bem grande para não ficar repetitivo.

Continue acompanhando o blog da Maria Maria Soluções em Food Service para mais dicas, história de receitas e diversos conteúdos relevantes para o seu restaurante!


Mais Vistos

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba Mais

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba Mais

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba Mais

Notícias mais vistas

Case

Origem da Coxinha: saiba tudo sobre esse amado salgado

Saiba mais

Case

Os 10 salgados mais amados para festa no Brasil

Saiba mais

Case

História do Bolo: saiba a origem dessa sobremesa que conquistou o mundo

Saiba mais